terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Liberdade, Igualdade & Fraternidade": Por Um Brasil Mais Fraterno!













Que tal se aproveitássemos o "Dia da Independência" para melhorar a nós mesmos, olhando pra dentro de si e idealizando o que podemos fazer Por Um Brasil Mais Fraterno em que prevaleça a concórdia entre os seres humanos.

Creio que não é de Hoje que o Mundo precisa de União. Há muito já se falava em ideais iluministas de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

Desde aquela época, em 1789 (digo até que muito antes disso). a população mundial já luta por este objetivo e o que sinto é que ainda não chegamos a onde queremos para atingirmos essas três palavras tão importantes.

Pra chegarmos à Real Liberdade, é preciso ter consciência de que essa Liberdade deve ser usada para o Bem, na medida em que despertarmos para sentir que todos somos Irmãos, sem importar sexo, cor. raça ou religião.

Com essa conscientização ficaremos "Independentes" de uma sociedade capitalista, onde se sobrepõe um jogo de interesses, onde os mais fortes vencem os mais fracos e passaremos a ser Livres pra pensarmos Diferente e sentirmos que todo ser tem seu Valor e tem Uma Força dentro de si. que nos faz vencer barreiras e superar nossos próprios limites, agindo por nós mesmos, para construirmos Um Mundo Melhor.

Com a Verdadeira Igualdade não haverá mazelas como violência ou desigualdade social. pois nós iremos agir com Compreensão e Respeito, ao enxergarmos que o nosso Direito conclui quando o Direito do outro começa. A Real Igualdade trará consigo uma maior oportunidade de inclusão e e a "deficiência" não será mais sinônimo de "ineficiência", como o preconceito implementado na maioria da sociedade, a faz pensar e agir assim.

Aos poucos, estamos mostrando ao mundo quem somos e pra onde vamos, conquistando nosso lugar no espaço social e cativando as pessoas com o que temos a oferecer, mas muito ainda há de ser feito para sermos eficazmente iguais, conforme dispõe a Máxima Carta de 1988 em seu artigo 5º, de essencial relevância para chegarmos ao Estado Democrático de Direito.

Com a "Liberdade" voltada ao Bem do próximo, em todas as suas acepções, sem os preceitos de "status" social, estaremos a chegar na "Igualdade" realmente almejada e a "Fraternidade" nada mais será do que a consequência lógica da ação dos valores internos acima expendidos, conquistando com isso a Ordem e o Progresso de uma Eficaz Democracia, ao mesmo tempo em que nos tornaremos "Independes" e nos transformaremos em seres Conscientes para "a construção de uma sociedade livre, justa e solidária", conforme se constata dos Objetivos Fundamentais da República do Brasil, em seu artigo 3º, inciso I, da Constituição Federal.

Atenciosamente,

Do Cidadão Brasileiro Dirceu Farias Firmino.

(Obs: Texto Publicado em 07.09 de 2012 e Reeditado por problemas técnicos de exibição)


Nenhum comentário:

Postar um comentário