quinta-feira, 5 de julho de 2012

Meu Ideário de Mundo







A Data de 21 de Junho, que já é especial pelo aniversário do Amigo-Irmão Thiago Fujita, esse ano ganhou um brilho a mais porque defendi o meu trabalho de conclusão de curso com o seguinte tema:

O Direito à Acessibilidade: Estrutura Normativa & Instrumentos de Efetivação.

Com a Graça de Deus, consegui conciliar emoção, nervosismo e o desenvolvimento de ideias dentro do tempo previsto.

Num singelo trabalho, deixei claro meu posicionamento acerca da alarmante problemática da falta de Acessibilidade, na sua seara arquitetônica, que atinge a 45 milhões de brasileiros, segundo Censo de 2010, realizado pelo IBGE.

O trabalho não tem uma visão pessimista, mas real e propõe medidas para a implantação da Acessibilidade, como direito humano fundamental previsto na Constituição de 1988 e que um dia possamos ser tratados não como super-heróis, muito menos coitadinhos, mas como seres humanos, como realmente somos.

Tenho Esperança de Dias Melhores de Acesso para Todos e por isso concluí minha apresentação com o seguinte trecho do Livro Nunca Desista dos Seus Sonhos, de Augusto Cury (2004):

"Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da trazem saúde sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades".

A Apresentação contou ainda com os sábios versos da Composição de Ivete Sangalo e sua sobrinha Camila Sangalo, acima interpretada por Ivete e Mônica Sangalo, sua irmã. Essa música transmite Meu Ideário de Mundo, marcado por Amor, União e um Amanhã Sempre Melhor do que Hoje. Isso é o que não só os deficientes querem, mas também todos.

Agradeço a Deus pelo Sublime Dom da Vida, a meus pais e toda a Família, pela luta incessante, em busca de inclusão social com respeito e dignidade, aos amigos Ígor Barreto, Mikaelle, Lucas Lima pela presença na Defesa e claro, saúdo a nobre Banca Examinadora, formada pelos queridos: Flávio Maria Leite Pinheiro e os Examinadores, Demétrio Sáker Neto e Alexandre Romero da Frota Pessoa, pelas palavras a mim dedicadas, pela Avaliação, que fora aprovada com média dez, mas principalmente sou grato pela Amizade de vocês e pelas pessoas que são.

Agora é só esperar a Outorga de Grau, a realizar-se dia 12 de Julho e aproveitar os últimos dias de estágio na Procuradoria da República de Sobral, que mesmo sem eu ter saído, já deixa saudades.

Atenciosamente,

Dirceu Farias Firmino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário